Como nasceu o Montessoriando?

Estou feliz por poder falar um pouquinho sobre isso com vocês.

Para começar vejo necessária uma breve apresentação da minha pessoa, já que todo o conteúdo criado neste projeto emana antes de tudo do meu coração.

Me chamo Lara, tenho 28 anos, sou casada com o Wellison e mamãe da Alice, hoje com 1 ano e 7 meses. Nasci em Campo Grande, mas moro atualmente com meu esposo e filha em Sidrolândia, interior do Mato Grosso do Sul. Gosto da natureza, de fotografar, de música e de me comunicar. Sou graduada em Direito e pós graduada em Docência, mas meu coração vibra mesmo é aqui, no Montessoriando. Me dedico integralmente à Alice desde o seu nascimento por uma escolha minha e do meu esposo. Para esse privilégio seja realidade fazemos escolhas e dizemos “nãos” a algumas regalias diariamente.

Sou feliz demais com a vida que levo e hoje o meu maior sonho com este projeto é inspirar pessoas a olharem para suas crianças com amor e construírem uma vida ao lado delas com leveza, alegria e consciência.

Agora sim vamos falar desse sonho que vem se tornando realidade em minha vida, o Montessoriando.

Há 7 anos atrás, meu esposo (na ocasião ainda noivo), me mostrou uma reportagem com uma foto de um quartinho montessoriano. Como acontece com muitas pessoas, me apaixonei.

Depois de me apaixonar, comecei a estudar Montessori mais a fundo, e foi quando a paixão se tornou amor e a identificação com tudo o que eu estudava me dava a certeza de que quando tivéssemos um filho, nos inspiraríamos nesta filosofia (somada a tudo que acreditamos) para criá-lo.

Um certo dia, lá em 2014, pesquisando na internet material brasileiro de qualidade sobre Montessori para famílias, tive (depois de pouco encontrar, já que a grande maioria do material sobre o tema ainda era novidade extrangeira) a ideia de montar um Blog  para alimentar minha experiência somada a Montessori quando tivesse um filho, já que vinha me abastecendo da teoria e criando dentro de mim inúmeras ideias e formas de viver tudo o que lia.

O nome surgiu assim: eu na mesa de jantar do nosso apartamento, ele (meu esposo) no corredor, indo para o nosso quarto. Eu no computador e ele indo dormir. Eu disse: “como pode chamar o Blog?” (continuando o assunto que já era recorrente dentro da nossa casa) e… um minuto de silêncio depois os dois falaram absolutamente juntos: MONTESSORIANDO. Eu nunca vou me esquecer! Foi demais! Nós tivemos a nossa ideia juntos, no mesmo momento, como parece-me hoje que tinha que ser. Eu sei que tinha.

Pesquisamos e para a nossa felicidade os domínios do site (www.montessoriando.com.br), do Instagram, do Facebook e do Youtube estavam liberados. Quanta alegria! Ali começava a nossa história como família Montessoriando, antes mesmo de Alice existir (embora já muito muito muito sonhada).

Alice nasceu no dia 20/10/2015 (com certeza o dia mais feliz das nossas vidas) e foi no dia 27 de janeiro de 2016 (quando ela já tinha 3 meses) que eu ativei as redes e comecei a compartilhar meu conhecimento e as minhas experiências com vocês.

Hoje, 1 ano e 4 meses depois de ter iniciado o Montessoriando, somamos juntos uma família de mais de 60 mil pessoas, mas o mais importante: somo em meu coração, dia após dia, desde o primeiro dia de trabalho por aqui, TODAS as mensagens de famílias que acompanhei de perto e que inseriram dentro de seus lares um pouquinho do que eu pude passar, com todo o meu carinho, até aqui.

No passar do tempo os poucos Blogs que existiam sobre este segmento foram crescendo, tomando forma, outros foram criados e alguns até reativados assim que o assunto se tornou mais popular. Acho todos incríveis e me animo ao perceber o que isso quer dizer. Isso quer dizer que Montessori vive, Montessori cresce, Montessori se dissemina cada dia mais e está chegando COM FORÇA nos lares brasileiros, nos BERÇOS de nossas crianças, no princípio de tudo, no início de suas vidas. Sério, eu acho isso sensacional!

No mais, gostaria de dizer que por trás deste trabalho aqui existe uma mulher, mãe, filha e amiga chamada Lara, (eu, hehe), de peito aberto e com a qual vocês podem contar. Se estão aqui eu acredito que é porque tenham se identificado comigo; com meu jeito de escrever, minhas fotografias, minha forma de expressar e compartilhar as minhas experiências.

Sou muito muito grata a Deus que me iluminou com a ideia deste projeto, ao meu esposo que me encorajou a iniciar no momento certo, aos familiares e amigos que acreditaram e acreditam em mim.

Aproveito para apresentar a vocês minhas redes sociais pessoais, caso queiram acompanhar:

Sou Lara Morais Nogueira no Facebook e @lara_moraisnogueira no Instagram.

Tem sido EXTRAORDINÁRIO viver tudo o que estamos vivendo até aqui com vocês, e temos muito chão pela frente ainda, podem crer!

Muito obrigada por tudo!

Com carinho,

Lara.