Montessori nas famílias

Há simplicidade em Montessori. Muita. E sim, há complexidade também. Mas aqui neste site, no Instagram do Montessoriando, no Facebook, no Canal do Youtube e no nosso grupo, Montessori será tratado como mais uma fonte de inspiração. E acreditamos muito que para inspirar não é preciso complexidade, é preciso intensidade.

Maria Montessori falou para mestres e dedicou-se à criação de um método eficaz, mas mais importante que isso: descobriu a criança como um ser capaz, sensível às belezas do mundo e forte o suficiente para desbrava-lo com ousadia, liberdade e independência.

Nos deixou um legado grandioso de estudo e observação. E de lá pra cá muitas pessoas se dedicaram a estuda-lo. Como um presente valioso, um método criado para sala de aula chegou nos corações das famílias, que se identificaram com sua essência e surpreenderam-se com sua eficácia dentro de seus lares. Chegou como filosofia, como estilo de vida. Como mais uma chave para a paz.

É belíssimo constatar que Montessori chegou nas famílias porque é nas família que a vida começa. É na família que a criança é sonhada, nasce e dá os seus primeiros passos. É dentro da família, primeiramente, que a criança desenvolve senso de respeito, aprende sobre caridade e transcende em amor.

Pois bem. Na simplicidade do lar, da natureza, de cada sorriso e abraço dado. Na simplicidade de um obstáculo vencido, de um gesto com paciência e de um olhar com compaixão. No poder da empatia, da cortesia e do perdão. Nas lindas experiências das famílias, cada uma a seu modo, vivendo e buscando por constante evolução: é em tudo isso que o Montessoriando acredita. É disso que o Montessoriando quer falar.

É esta intensidade que o Montessoriando quer alcançar.

Sintam-se muito bem-vindos. <3