Os 6 pilares do Método Montessori

São 6 os pilares que sustentam o Método criado por Maria Montessori. Confiram a explicação de cada um com minhas próprias palavras:

1. Autoeducação

A autoeducação é a capacidade natural que a criança tem de aprender. É da natureza da criança querer descobrir o mundo: investigar, pesquisar, mexer, e é isso que faz com que ela o descubra. Nós podemos ajudar nesta descoberta preparando o ambiente pra que a criança se desenvolva em seu próprio ritmo e interesse.

2. Educação Cósmica

Essa é a forma como nós devemos apresentar todas as coisas à criança. Cosmos significa ORDEM, e a criança que está aprendendo a entender o universo precisa dessa ordem pra conseguir assimilar todas as informações de forma organizada. Isso ajuda a criança e entender qual seu papel no universo, como ela pode contribuir com o mundo, além de estimular sua imaginação.

3. Educação como Ciência

Essa é a forma Montessori de compreender a criança: observando e criando hipóteses e teorias pra entender a melhor forma de ensina-la e melhorar essa forma dia após dia.

4. Ambiente Preparado

Esse é o local onde a criança desenvolverá sua autonomia, entenderá sua liberdade e seus limites. Podemos preparar o ambiente onde quer que nossa criança esteja, pensando sempre por sua perspectiva pra permiti-la desfrutar a vida com segurança e liberdade.

5. Adulto Preparado

É a pessoa responsável em ajudar a criança a se desenvolver. Na escola o professor, orientador. Em casa: nós, pais. Essa pessoa deve conhecer cada fase do desenvolvimento da criança, e é isso que a possibilitará à sua trajetória as melhores condições possíveis.

6. Criança Equilibrada

É a criança em seu desenvolvimento natural. Quando a criança tem um ambiente preparado, uma pessoa que a conhece e da possibilidade e a respeita como um indivíduo único, ela sente prazer em liberar suas características inatas, como o amor pelo trabalho e pela ordem. Todas as crianças nascem com essas caractéristicas, e dos 0 aos 6 anos elas estão o tempo todo as desenvolvendo, consciente ou insconscientemente.

Para que tenhamos resultados é preciso que esses pilares sejam vividos em união na nossa família. Os maiores resultados que espera-se da aplicação conjunta desses pilares é uma criança plena, equilibrada e feliz.

Vamos juntos?

Fonte: Lar Montessori

Sigam-nos no Facebook, no Instagram e inscrevam-se no nosso Canal do Youtube.