Os benefícios da Música Clássica

“A música ajuda e aumenta a capacidade de concentração, e adiciona um novo elemento para a conquista da ordem interior e equilíbrio psíquico da criança.” Maria Montessori

Toda música é especial, porque para que se forme há melodia, ritmo e harmonia com instrumentos e às vezes voz, tudo isso junto. E tudo que se faz em conjunto é especial. No entanto, a música clássica tem chamado a minha atenção.

Colocava ela pertinho da minha barriga quando Alice ainda estava lá, e não sei quanto isso tem de influência, mas Alice tem demonstrado ser uma criança calma e equilibrada. Claro que há outros inúmeros motivos pra que isso aconteça na vida de uma criança, mas eu confesso que acredito que a clássica pode ter influenciado nisto.

Durante os nossos dias, em casa, coloco música de todo tipo. MPB, piano solo, infantil, pop rock, hip hop, gospel e sertanejo. Tem de tudo por aqui, mas a clássica ainda hoje é a que mais chama a minha atenção.

Outro dia comentei no facebook que para meus momentos de criatividade, principalmente quando preciso criar algum conteúdo, costumo escutar Sebastian Bach. Faz muita diferença pra mim! Consigo produzir mais rápido e com mais qualidade. É incrível! Também ouço muito Mozart e indico para momentos de descanso e relaxamento.

E o mais importante, motivo de eu ter querido escrever esse post para vocês:

Segundo um estudo divulgado por cientistas da Universidade de Helsinque, na Finlândia, “escutar música clássica com frequência ativa os genes associados à função cerebral e ajuda a prevenir as doenças neurodegenerativas.” 

Pesquisas assim comprovam a eficácia da Música Clássica, muito indicada por Maria Montessori durante sua trajetória.


Lara Morais Nogueira