Vida Prática – Cuidando das plantas

Inspirados por Montessori descobrimos que é por meio das atividades de vida prática que a criança aprende serenamente a ser organizada, independente, respeitosa e paciente. Com pequenas e simples atividades do cotidiano a criança sente-se responsável pelos cuidados da casa e de tudo que rodeia a família, tornando-se assim mais concentrada, confiante e parte fundamental no Lar.

Hoje darei algumas dicas de como inserir a criança no cuidado das plantas da casa, uma excelente atividade, já que cuidar da VIDA é algo importantíssimo em qualquer instância.

Uma criança que já anda e já começou a falar tem algumas capacidades que às vezes subestimamos. Ela pode, aos poucos e com a ajuda de um adulto preparado, começar a entender como é possível cuidar do que a rodeia.

Uma criança maior de 3 anos consegue executar todas as atividades que serão citadas aqui e inclusive ensinar os amiguinhos a realizarem também.

Algumas ideias para o cuidado das plantinhas:

Preparar o vaso para plantio e plantar;

No Pinterest há detalhes de como realizar um plantio. Vale muito a pena dar uma boa estudada antes de realizar a atividade.

Adubar;

Regar;

Para cada planta há uma quantidade e período diferente para esta tarefa. Assim que escolher sua plantinha confira certinho sobre esses cuidados.

Tirar as folhas secas;

Limpar as folhas.


Como limpar as folhas das plantas?

Use uma esponja suave embebida em uma solução de água fria. Esfregue-a nas folhas com cuidado até que esteja brilhante e livre de toda a sujeira.

As folhas aveludadas de cactus e suculentas devem ser escovadas com uma escovinha de bebê (por conter cerdas macias), e não necessitam de água em sua limpeza.


Uma observação importante é: toda criança aprende explorando, e talvez para explorar ela precise apertar, derrubar, “bagunçar”. Se persistirmos em paciência ela entenderá, em um determinado momento, que a plantinha está ali para ser cuidada. Persista.


Abraços.

Lara Morais Nogueira